Líderes Sustentáveis
ONDE: Gramado, RS
22 e 23 de abril de 2025
QUERO SABER MAISVocê sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de biodiesel do mundo? Produzido principalmente a partir da soja, aqui no país, este combustível renovável favorece o meio ambiente e pode reduzir as emissões de GEEs (gases de efeito estufa) em até 72%, segundo estudo da Universidade de São Paulo.
O dia 10 de agosto é considerado o Dia Internacional do Biodiesel. A origem da data foi uma homenagem ao engenheiro franco-alemão Rudolf Diesel, que em 10 de agosto de 1893 utilizou o primeiro motor movido à combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química utilizando óleo de amendoim. Com o sucesso da experiência, em 1897, Rudolf registrou a patente de seu motor-reator para trabalhar com óleo vegetal. A criação da efeméride deu-se como forma de potencializar a conscientização sobre a importância dos combustíveis não-fósseis.
De acordo com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – cerca de 70% do biodiesel produzido é feito de óleo de soja, 17% de gordura animal (sebo) e os demais de outras matérias-primas como o óleo de cozinha usado e óleo de semente de algodão. É derivado de uma fonte renovável, portanto, reduz a dependência de petróleo; biodegradável, diminui as emissões de gases tóxicos e possui uma boa lubrificação. Ele pode ser criado a partir de variados óleos e matérias de origem animal ou vegetal, e aqui no Brasil as matérias-primas mais utilizadas são soja, milho, girassol, amendoim, algodão, canola, mamona, babaçu, palma, macaúba e gorduras animais.
No contexto mundial, o biodiesel é a quarta maior fonte de energia renovável, responsável por 0,4% das matrizes energéticas disponíveis. Portanto, o biodiesel ainda tem muito espaço para ganhar no mercado.
O biodiesel é obtido a partir de um processo químico chamado transesterificação: óleos e gorduras de origem animal ou vegetal reagem com álcoois, metanol e etanol e isso resulta na criação de éster (que se torna, depois de processos de purificação, o biodiesel) e glicerina.
Quem são os maiores produtores? O Brasil consta em segundo lugar no ranking. Segundo pesquisa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), publicada em 2021, os principais são: Estados Unidos, com 41%; Brasil, com 26%; Indonésia, com 5%; e China e Alemanha, com 3% cada.
Quer saber mais sobre o biodiesel, leia o texto Produção de biocombustíveis no Brasil a favor do desenvolvimento sustentável.
Principais fontes: Abiove; Bodieselbr; Forbes, Aprobio.
Foto: Adobe Stock
Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]
O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]
Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]
O solo é onde a vida começa. Essa é uma afirmação bastante conhecida [...]
Solos férteis são um recurso finito, com valor incalculável. Segundo a FAO – [...]
As abelhas são essenciais para a segurança alimentar, responsáveis pela polinização de cerca [...]
A agricultura regenerativa, uma abordagem cada vez mais relevante no contexto agrícola global, [...]